Quijingue é um município brasileiro do estado da Bahia. Município da Região Sisaleira, possui uma área de 1.271,07 km². Foi fundado em 1962. Sua população é de 27.243 habitantes. Está situado na região Nordeste da Bahia, a uma distância de 322 km da capital Salvador. Faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso ao município se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116.
História
O crescimento de uma comunidade na fazenda Lagoa Grande deu origem a uma povoação de idêntica denominação, integrando o município de Tucano. Posteriormente, já quando da passagem de Antônio Conselheiro pela área, era conhecida por Triunfo. Município criado com o território do distrito de Quijingue, desmembrado de Tucano, por força de Lei Estadual de 15/03/1962. A sede, criada distrito com a denominação de Triunfo, em 1871 e alterado para Quijingue em 1943, foi elevada a categoria de cidade quando da criação do município. Quijingue é uma palavra de origem indígina, que significa Mata fechada.
O Meteorito
O meteorito Quijingue, foi encontrado no município de Quijingue nos anos 80 e é classificado como um palasito. Atualmente, pertence ao acervo do Museu Geológico da Bahia, da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia - SICM. Existem hoje cerca de 82 meteoritos Pallasiticos descritos no mundo, desses apenas 1 deles é conhecido no Brasil (Pallasito Quijingue).
Aspectos socioeconômicos
O município desenvolveu também um bom comércio popular, feira livre nos dias de segunda-feira que se alastra pela zona comercial da cidade. Podendo ser encontrados nestas feiras de conveniências até aparelhos domésticos, roupas, tecido em geral, calçados, artesanatos, hortaliças, legumes e demais gamas de produtos agrícolas produzidos na região, ainda animais domésticos e de carga para venda livre, atraindo gente de cidades vizinhas.
Economia
As receitas municipais provem basicamente do setor agrícola, da pecuária, avicultura e do comércio popular.
Na agricultura destaca-se a produção expressiva de feijão, milho e mandioca.
Na pecuária os maiores rebanhos são de ovinos, caprinos, bovinos e suínos, nessa ordem.
Na avicultura destaca-se a produção de galináceos.
Fonte: wikipedia