História

Almir Jesus dos Reis, mais conhecido como Almir Terra Branca, nasceu no dia 20 de novembro de 1979 na comunidade de Aroeira, em Quijingue. Seus pais, Pracilo Mota dos Reis e Dona Maria Jesus dos Reis, mudaram-se em 1991 para o povoado de Terra Branca para garantir que seus filhos pudessem estudar, pois na época não existia escola permanente em Aroeira. O esforço valeu à pena. Almir era orgulho para seus pais, que, à época, sabiam das dificuldades para que alguém concluísse o nível médio ou que simplesmente aprendesse a ler e escrever.

Desde muito cedo, o menino Almir já se destacava pela vontade nos estudos e por ser um jovem com espírito de liderança e que preservava o respeito com os seus colegas. Esse perfil de liderança colocou Almir em um papel de protagonista e fez com que sempre estivesse à frente dos movimentos juvenis e, muitas vezes, fosse escolhido para representar todos os seus colegas.

Em 2000, Almir desponta como grande liderança desportista do município e cria na comunidade de Terra Branca o Nova Geração Futebol Clube, espaço que daria a jovens e adolescentes da localidade e de regiões circunvizinhas a oportunidade de mostrar seus talentos, além de proporcionar espaço de lazer, mantendo a garotada longe do universo das drogas e da violência, uma verdadeira aula de cidadania.

Almir Terra Branca também é um jovem ligado intensamente aos movimentos religiosos do município, acumulando as funções de coordenador de vários grupos de jovens e de membro efetivo do Conselho Paroquial, criado recentemente pelo Padre Aroldo. Ele desempenha também a tarefa de locutor esportivo, já tendo participado da cobertura dos maiores eventos esportivos da região, ao lado de grandes locutores e de renomadas emissoras de rádio.  Foram os seus colegas de profissão que o batizaram de ‘Almir Terra Branca'.

Desde os primeiros movimentos de militância na escola, Almir já demonstrava grande interesse pelas causas sociais e seu engajamento político nas organizações sociais, como por exemplo, a sua participação ativa nas atividades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Associação de Terra Branca e, principalmente, sua participação marcante nas atividades do Coletivo Municipal de Jovens. Em todos estes espaços, ele tem buscado alternativas para melhorar a qualidade de vida dos moradores e proporcionar melhores dias para o povo quijinguense.